Vaquinha para ajudar Giovanna, órfã da covid que emocionou CPI e ficou com a guarda da irmã mais nova

Há três meses, a estudante de odontologia, Giovanna Gomes Mendes da Silva, de 19 anos, perdeu os pais para a Covid. Os dois faleceram com apenas 14 dias de diferença. Agora, sendo a nova chefe de família, ela requereu a guarda da irmã de 11 anos para que pudessem ficar juntas.

A sua história ficou conhecida após emocionar a todos com o seu relato na audiência pública da CPI da Covid que aconteceu nesta última segunda- feira (18). O intérprete de libras que fazia a transcrição, não aguentou a emoção e teve que ser substituído.

Hoje, elas estão morando com os avós paternos que sustentam a casa apenas com a aposentadoria. Moram na residência mais três tios, mas apenas uma tia está empregada como professora. Eles contam com doações de parentes e amigos para esse momento tão difícil.

A vaquinha é para auxiliar a Giovanna e sua família no sustento por alguns meses e garantir o futuro dela e de sua irmã. Ela ainda aguarda o processo da pensão de morte que receberá somente do pai, mas será um pequeno valor.

“Eu vi que precisava da minha irmã e ela precisava de mim, eu me apoiava nela e ela se apoiava em mim. A partir dali, vi que eu não poderia ficar mais sem ela”.

“Meu pai tinha uma voz linda, cantava para eu e minha irmã dormir desde sempre”


Sua mãe, 48 anos, era transplantada e fazia hemodiálise, ficou 10 dias internada. Ela era  educadora social e, por meio de uma ONG, lutava pelo direito de crianças e adolescentes.

Seu pai, que tinha 51 anos, sofria de câncer, e ao contrair a covid, a doença acelerou ao extremo e morreu após 22 dias internado. Formado em ciências contábeis, era servidor público.

A palavra união era a base da família. “Estávamos sempre juntos, sempre mesmo”. A sua mais doce memória do pai é de como ele cantava todos os dias para ela e a irmã.

Sonho de fazer medicina


O sonho da Giovanna sempre foi cursar medicina, mas após tudo que aconteceu, ela abraçou o curso de odontologia que programa Sisu. Hoje, ela estuda em horário integral.

“Entrei porque precisava garantir o mais rápido possível o meu futuro e o da minha irmã. Quero ter condições de ajudá-la a realizar seus sonhos”. Você pode acompanhar a Giovanna pelo Instagram @giovannagomesmds

Sobre nossas vaquinhas


A equipe do SVB faz a pesquisa e a apuração de todas as histórias que chegam até nós. Cada campanha é acompanhada para que possamos mostrar como a sua doação foi importante na transformação da vida dessas pessoas.

Acompanhe nossas histórias através das redes sociais do SVB.

Problemas com pagamentos ou outras dúvidas? Entre em contato com a gente no [email protected]