O família do Apollo sonha em ter um lar no RS para seguir o tratamento do garotinho



A Aline Figueiredo, de 43 anos, é daquelas mães que movem o mundo pelos filhos. Ela mudou toda a vida para cuidar do Apollo Lobo, de 05 anos, que foi diagnosticado com Válvula de Uretra Posterior (VUP),  uma malformação rara, que causa obstrução uretral na criança. 

Em julho de 2020 a família, que é de Camaçari, na Bahia, precisou mudar para a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, na tentativa de conseguir um transplante para o Apollo. Esse seria o tratamento mais efetivo para o garotinho.

Em 2021 Aline recebeu a notícia que o filho seria transplantado e em julho ocorreu a cirurgia. Apesar de não ser a cura do problema de saúde que ele enfrenta, Apollo passou a ter muito mais qualidade de vida desde então.

“O tratamento e as medicações são para toda vida”, disse Aline.

Com o acesso aos tratamentos que o Apollo precisa, a família decidiu permanecer no RS.

“E hoje estamos aqui por conta de todo suporte da Equipe de Nefrologia toda estrutura do Hospital da Criança Santo Antônio que fica no complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre onde o Apollo é priorizado por ser transplantado”, explicou Aline.

O garotinho agora se prepara para mais uma cirurgia, que é o fechamento da vesicostomia, que é uma abertura cirúrgica na bexiga, fazendo com que a urina drene diretamente para a pele, como uma medida temporária para pessoas com obstruções tipo a do Apollo.

Aline também contou para a nossa equipe que o garoto recebeu recentemente o diagnóstico de autismo e iniciará os cuidados necessários

Vaquinha


A renda da família vem do BPC, que o Apollo recebe, que é de um salário mínimo, além do salário do pai do garoto, o Wellington Lázaro Lobo, de 37 anos, que é vigilante.

Aline trabalhava de atendente no McDonalds, mas teve que sair do emprego para cuidar do filho, que precisa muito da atenção dela.

Para ajudar a se manter no RS, a família realiza rifas e pede ajuda pelas redes sociais. Hoje, o maior sonho da Aline é poder comprar uma casa para eles viverem mais tranquilamente. 

O valor arrecadado na vaquinha será para essa finalidade.

Vamos nessa?



Sobre nossas vaquinhas


A equipe do SVB faz a pesquisa e a apuração de todas as histórias que chegam até nós. Cada campanha é acompanhada para que possamos mostrar como a sua doação foi importante na transformação da vida dessas pessoas.