Idosa vive em lar com estrutura comprometida e pede ajuda para reforma


“Infelizmente nem todos olham por ela”. 

Foi a dor de ver a situação em que a mãe está vivendo, que fez a Rita de Cácia da Silva, de 61 anos, pedir ajuda.

A dona Edna Fernandes tem 83 anos e hoje vive sozinha em uma casa que está com a estrutura bastante prejudicada, na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia.

Rita conta que tem mais 5 irmãos, mas todos moram em outra cidade e é ela quem ajuda a mãe em tudo.

O sonho dessa filha é ver a mãe em uma casinha em boas condições. Rita contou que além de ter a estrutura completamente danificada, dona Edna agora enfrenta mais um problema, pois a fossa da casa estourou e os dejetos invadiram o imóvel.

Vida de luta

Rita conversou com a nossa equipe e contou com orgulho a história de muita luta da dona Edna.

“Ela foi uma mulher muito batalhadora, [teve] a juventude muito pobre. Meu avô  era um pescador, ela engravidou com 20 anos da minha irmã mais velha, e o pai não  assumiu. Ela teve que ir trabalhar de doméstica para poder sustentar a filha”, disse Rita.

A filha também explicou que, após três anos vivendo sozinha, dona Edna conheceu o segundo marido - pai de Rita - que assumiu a primeira filha e deu um pouco mais de esperança para ela. 

“Mesmo assim a vida sempre foi muito difícil, ela teve mais 5 filhos  e passamos  até  fome, só melhorou um pouco quando ficamos adolescentes  e começamos  a trabalhar para  ajudar em casa”, lembrou Rita.

Dona Edna acabou indo trabalhar ajudando o pai de Rita, pescando, porque o que ele ganhava não era o suficiente para sustentar toda a família. Infelizmente, ele faleceu em 2010 e as dificuldades só aumentaram.

“Hoje ela se encontra muito doente, toma insulina, quase não anda, e a casa está  praticamente caindo”, lamenta a filha.

Dificuldades financeiras

Atualmente a única renda da dona Edna é o benefício BPC, mas como ela precisa pagar vários medicamentos para a saúde, que está delicada, acaba não sobrando nada para a reforma da casa.

“Ela gasta muito com remédios todos os meses, porque essa medicação  não  tem na rede publica, só  consigo pegar um tipo de insulina, o outro não tem”, explica Rita.

“É medicação para as artérias não ficarem entupidas, da circulação, pois ela quase morre o ano passado, estava com as artérias das pernas entupidas, quase amputa, mais Deus não  deixou. Ela fez uma cirurgia em um hospital publico, deu uma boa melhorada”, lembrou a filha.

Vaquinha

A vaquinha é para realizar uma reforma completa na casa da dona Edna e deixá-la mais confortável e com a qualidade de vida que ela merece.

“Me dói, ver minha mãe em uma casa precisando de tanta reforma e a gente não  tem como custear essa reforma”, lamenta Rita.

"Eu gostaria  de contar com a generosidade de vocês, pois a minha mãezinha está muito doente, e precisa com muita urgência fazer uma reforma na casa dela, porque quando chove,  só o quarto dela ainda não molha", concluiu Rita. 

Vamos levar um pouco mais de amor, saúde e conforto para a dona Edna?


Sobre nossas vaquinhas

A equipe do SVB faz a pesquisa e a apuração de todas as histórias que chegam até nós. Cada campanha é acompanhada para que possamos mostrar como a sua doação foi importante na transformação da vida dessas pessoas.